Sobre Dney Bitencourt

Seus primeiros acordes e solos foram tocados em uma igreja evangélica que frequentava desde criança, fortemente influenciado pela música gospel de: Álvaro Tito, João Alexandre, Kadoshi, Banda Rara, Ron kenoly, mas a verdade é, se encontrou no universo musical quando conheceu o jazz de George Benson, Oscar Peterson, Pat Metheny, Herbie Hancacok, Miles Davis, Horace Silver, João Donato, Milton Nascimento, Djavan, Tom Jobim.

Determinação, competência e muito amor pela música fazem de Dney Bitencourt um artista diferenciado. Sempre soube apreciar boa música e transita com facilidade pelos diversos idiomas musicais. Mesmo com toda dificuldade financeira, foi em busca da evolução musical afim de levar sua música, sua arte para o mundo,

RELEASE 

Um guitarrista excepcional, com um swing maravilhoso e som quente de guitarra, um compositor único de originalidade e maturidade que transita em diversos idiomas musicais. 

Nascido e criado em São Paulo, Brasil, na periferia da zona sul, Dney Bitencourt começou a tocar violão aos 10 anos. Aos 17 anos, começou a trabalhar como guitarrista de estúdio, professor de música e logo passou a ser chamado para colaborar com uma grande variedade de artistas e bandas em sua cidade natal.

Em 2013, Dney começa a gravar seu primeiro álbum, “Simplesmente Alma' (Independente / 2013) foi lançado em 2014 com ótimas críticas jornais e revistas de música mais importantes do Brasil. No exterior as rádios tocam as músicas “Groove da Benção e Paz pra Viver” e foi citado como grande promessa do smooth jazz brasileiro.

O álbum contou com músicos incríveis como Thiago Espírito Santo, Ney Neto, Dino Verdade, Bruno Alves, Davi Sansão, Jônatas Sansão, Nino Nascimento, Kadu Fernandes, Airton Silva, Douglas Las Casas. Com composições autorais, sua versatilidade musical é sem fronteiras, o músico tem composições desde a música regional até a música instrumental moderna. 

Dney Bitencourt foi Ganhador do Prêmio Melhor Música Instrumental da 32° FAMPOP com a música “Sambando no Groove”, onde o patrono do festival dessa edição era a estrela da música popular brasileira, Alceu Valença. 

O Projeto Simplesmente Alma lhe proporcionou apresentações com grandes estrelas como convidados especiais Arthur Maia, Thiago Espirito Santo, Bocato, Wagner Barbosa, Richard Bonna, Michael Manring, entre outros.

Com o Trio de jazz BRISA TRIO, já esteve nos Estados Unidos em workshops no New Hampshire Bass Festival, onde esteve ao lado de renomados artistas do jazz como Eddie Gomez, Michael Manring, Don Moio, Gary Karr, e ilustres professores da Berklee College of Music como Danny Morris e Jim Stinnett.

A caminhada acadêmica também acompanha o músico, como educador dedica parte da sua carreira à educação musical, atuou como coordenador de música na Secretaria de Cultura de Diadema, contando com 11 centros culturais na cidade. Introduziu os cursos coletivos da sessão rítmica além de projetar as salas, equipando para o desenvolvimento do projeto. Devido à sua visibilidade no mercado da música pode contar com suporte de grandes marcas da indústria musical. Como resultado desse trabalho deixou uma orquestra acadêmica de 204 alunos, com uma formação diferenciada no aspecto sessão rítmica, além de diversos grupos musicais formados por níveis. Anteriormente havia implementado uma metodologia de guitarra e violão na maior rede de franquia de escola de música do Brasil "Escola Bateras Beat Music School" fazendo a coordenação e desenvolvendo a metodologia dos cursos e métodos para toda a rede, ao lado do baterista e proprietário Dino Verdade.

Atualmente faz parte de um projeto social no Município de Osasco dirigindo e programando cursos de guitarra, violão e outros instrumentos juntamente com Maestro Alaílton Assumpção. O projeto atende uma média de 900 alunos e a primeira apresentação resultou em uma grande orquestra acadêmica de 234 alunos com o objetivo de desenvolver os alunos culturalmente como bons ouvintes, bons músicos e um trabalho relevante que mostra para toda comunidade como a atuação da música pode mudar caminhos.

Dney Bitencourt se tornou um artista expressivo na cena do jazz e na área acadêmica musical, fez parte de grandes projetos como júri ao lado de importantes artistas e profissionais da música:

  • Comitê de Curadores para Prefeitura de Diadema pela Secretaria de Cultura de Diadema 2017 e 2018

  • Jurado do Festival de Bandas Senac 2018 promovido pelo Centro Universitário Senac.

  • Jurados do Festival de Bandas Campus Music que aconteceu na Campus Party Brasil 2019

 

Seu mais novo lançamento, My Favorite Bossas teve inicio em 2019, projeto do guitarrista que reúne suas bossas favoritas, interpretada por músicos da nova geração e lendários músicos que viveram intensamente o movimento da música popular brasileira que surgiu no final dos anos 50. O SINGLE AMAZONAS, composta por JOÃO DONATO E LYSIAS ENIO DE OLIVEIRA, conta com a participação dos músicos: JÔNATAS SANSÃO (BATERIA), DAVI SANSÃO (PIANO), NINO NASCIMENTO (BAIXO), MARCO BOSCO (PERCUSSÃO) E PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DO RENOMADO MÚSICO FILÓ MACHADO ( VOZ & VIOLÃO). O projeto está a todo vapor e tem novas gravações para serem lançadas no primeiro semestre de 2020.

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------

It's always a joy to hear your beautiful music, my friend! Thank you so much for coming to the New Hampshire Bass Fest again. Your amazing playing and your lovely spirit are very inspiring!

Michael Manring

Maaaaaaaaaan!

Dney plays music that will move your spirits to a finer place! That's what is so hip about good music! I love this guys playing so much!! His heart and soul are intentioned with all the best. Let his music move your soul!

Danny Morris

O título do álbum Simplesmente Alma (Dney Bitencourt) soou aos meus ouvidos como “revelação”. Revelação de que nem tudo cabe em frases melódico-rítmicas muito precisas – nem tudo se encaixa – quantiza. Revelou que o destino de toda complexidade é sobejar quando o primordial é dizer coisas do coração mani-festa-ndo música. 

Miguel Garcia

Bem-aventurados os simples de coração, pois sua música toca a alma das pessoas.

Ney Neto

Dney Bitencourt é endorse da marca de guitarras Ibanez, amplificadores Laney, pedais Waldman, além de uma parceria com Roland Brasil, Santo Angelo, Labella Strings.

 

Simplesmentealmaalmaalmaálbum!